Região Demarcada do Douro

Região Demarcada do Douro

Tipicidade, unicidade e garantia de qualidade, são a imagem do território. É na associação entre o Homem, o seu saber-fazer, a sua herança cultural e a natureza, numa relação complexa, que nos surge um produto com características típicas e únicas.

Paisagem do Douro, Património Cultural da Humanidade, da UNESCO

Património Cultural da Humanidade, da UNESCO

A Região Demarcada do Douro inclui o Alto Douro Vinhateiro, estando classificada Património da
Humanidade pela UNESCO, sendo um exemplo onde a paisagem vinhateira e práticas socioculturais
se fundem de forma única nas encostas do vale do rio Douro. A viticultura tem um impacto enorme
na herança cultural e na socio-economia da região.

Embora a RDD apresente algumas caraterísticas (ex., solo) semelhantes a outras regiões Europeias, a suas características edafoclimáticas, a diversidade de excelentes castas autóctones, e as práticas de vitivinicultura ancestrais típicas, tornam a RDD única, a que se associa uma herança sociocultural também única, que tem de ser valorizada.

A ameaça das Alterações Climáticas na RDD

As condições meteorológicas, no curto prazo, e o clima, a médio e longo prazo têm uma influência muito grande o crescimento e no desenvolvimento fisiológico da videira, a sua fenologia, a produtividade, os atributos de qualidade das uvas e mosto, bem como a tipicidade do vinho produzido e a adequação das castas e das práticas culturais.

A Península Ibérica, e em particular o Douro Vinhateiro, está entre as regiões mais expostas às alterações climáticas, com significativas tendências de subida das temperaturas, diminuição da precipitação, aumento da evapotranspiração e da aridez.

Sendo a videira particularmente sensível às condições atmosféricas, a vitivinicultura é consequentemente muito vulnerável às alterações climáticas, representando estas um grande desafio para o setor, que implicará necessariamente a definição de estratégias de adaptação.

Para além disso procura-se também a mitigação das emissões antropogénicas de gases de estufa, contribuindo, no seu conjunto, para a neutralidade carbónica e para a sustentabilidade ambiental e socioeconómica.

Ferramentas de apoio á tomada de decisão

Skip to content